domingo, 28 de agosto de 2011

Os três níveis da prática tântrica

O tantra é uma prática ou um caminho espiritual muito mal compreendido e frequentemente associado apenas ao prazer e ao sexo. Isso, claro, afasta as pessoas que querem realmente conhecer a si próprias, conhecer o seu potencial para se relacionar com os outros e ter um contato com o sagrado na prática. Vamos partir do que já foi visto e conhecer agora os três níveis de atuação do tantra: o psicológico, o energético e o espiritual.

No nível psicológico, o contato com o tantra começa a nos fazer questionar uma série de coisas que até então estávamos “programados” a aceitar como uma verdade, como algo socialmente aceito e que nem sequer percebíamos ser relativo, cultural ou imposto pela nossa educação, moral, religião, etc. Porque eu tenho vergonha de certas partes do meu corpo? Será que se eu for mais espontâneo e natural, vou parecer infantil perante os outros? Porque eu tenho medo das coisas que eu gosto? O que me satisfaz realmente? Porque eu não tenho coragem de ser eu mesmo? Porque certas coisas são ditas pecados ou proibidas? Ainda no nível psicológico o tantra nos encoraja a desaprender certas “verdades” e desconstruir nosso falso Eu, experimentando ir um pouco mais além de nossas convicções, argumentos, teorias e ir além da mente.

No nível energético, o tantra nos coloca diretamente em contato com o nosso corpo e com a energia que circula nele. Sentir e estar consciente da energia do medo, da raiva, da excitação, do desejo, por onde essas energias circulam no corpo, onde se encontram os bloqueios que travam a emoção e impedem o fluxo, etc. A respiração é uma chave importante nos trabalhos de nível energético. Em grupos de tantra, essas áreas são exploradas em exercícios de respiração, bioenergética e até alongamentos e consciência corporal. Em um nível ainda mais sutil, o tantra atua nos conhecidos chakras ou plexos de energia da anatomia sutil, trabalha a energia vital, conhecida como kundalini e é responsável em um nível avançado pelos siddhis ou poderes que os praticantes do alto grau (santos, sadhus ou siddhas) podem obter, como sair do corpo, controlar o calor e o frio corporal e outras atividades de total consciência das energias sutis.

Por fim, no nível espiritual e em conjunto com os outros dois níveis, a experiência com o tantra, após nos conduzir à liberdade dos domínios mentais (psicológico), desobstruir, purificar e transmutar nossas energias mais básicas (nível energético) nos conduz ao estado êxtase espiritual (Ananda), de paz e liberdade, de quem transcendeu a ilusão da dualidade e atingiu o estado de iluminação. Claro que isso é o ápice não só do tantra como do Yoga e dos diversos ramos do budismo. Entretanto, mesmo em nível inicial é possível perceber a atuação do nível espiritual do tantra, quando através da meditação, individual ou em pares, se percebe o sagrado no encontro com o outro, o amor e o respeito pelo colega de prática e a transformação do que antes era grosseiro, em amor e transcendência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário